Loading...

História

ATLÉTICO CLUBE DO CACÉM 

 

Nas décadas mais distantes era a cultura e recreio as actividades mais desenvolvidas por este Clube como Teatro, Bailes, Cinema, etc. etc.
Na década de 40 com o fenómeno do futebol surgiu também o Ciclismo, o Ténis de Mesa, o Xadrez e as Damas, como principais modalidades praticadas no nosso Clube

Nos Anos de 70, uma comissão da Associados levou a efeito a construção de um Pavilhão Polidesportivo sito na Rua D. Dinis – Cacém onde se desenvolveram as actividades de Andebol, Atletismo, Boxe, Ginástica, Luta e Patinagem.

Foi nas modalidades de Futebol e Corrida em Patins que o Atlético Clube do Cacém se orgulha de ter alcançado reconhecidos êxitos na formação dos seus atletas, Manuel Serra, Internacional e bicampeão europeu de Clubes, em representação do Sport Lisboa e Benfica. Nas corridas em Patins chegaram á Internacionalização os atletas, Hélder Martins, Rui Fernandes, João Mendonça, Mário Rodrigues, Bruno Domingues, Hugo Mendonça, Rogério Fernandes, Nuno Gomes, Fátima Mestre e Mafalda Pedrosa, que em representação das selecções nacionais respectivas participaram nos Campeonatos da Europa e do Mundo.

Ainda na modalidade de patinagem se alcançaram grandes êxitos, nas várias categorias que representaram o Clube em pista e em estrada, foram alcançadas as brilhantes 14 vezes Campeão Nacional
Foi também vencedor de 2 Taças de Portugal, 1 em pista e outra em estrada.
Para juntar a estes feitos acrescenta-se ainda a conquista por 7 vezes do Torneio Amizade nas várias categorias participantes.

No Boxe e na Luta desenvolveu a actividade na área da formação, tendo em actividade os escalões de Infantis, Juvenis e Juniores.

O Andebol, também foi modalidade desenvolvida no Clube, vindo a decair com o aparecimento mais activo do futebol.

O Futsal, é uma modalidade desenvolvida no Clube desde a Época de 2004 / 2005, com apenas três participações nos campeonatos da AFL, esta equipa sempre conseguiu o apuramento de subida.

O futebol, é a modalidade que ao longo dos tempos mais se tem implantado na vida deste Clube, tendo hoje uma participação aproximada de 400 atletas.